Os moradores da comuna do Úcua, na província do Bengo, vão ter acesso a serviços de Internet em dois meses, graças ao projeto chamado 'Cogumelo', lançado pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento das Comunicações (FADCOM).
O anúncio foi feito nesta sexta-feira em Luanda por João Leão, assessor do FADCOM, durante a Conferência NewSpace Africa 2024, realizada de 2 a 5 deste mês na capital angolana.
O projeto será alimentado por energia solar e estará disponível num Jango Comunitário, oferecendo serviços de TV, Internet e reparação de equipamentos eletrónicos, num investimento de cerca de dez milhões de kwanzas, financiado pelo Fundo em colaboração com startups que se dedicam a projetos de energias renováveis.
João Leão destacou que o Fundo é uma entidade pública que recebe contribuições equivalentes a 1% das operadoras de comunicações eletrónicas, para sustentar as suas atividades e financiar projetos como o Cogumelo.
Quanto à participação na Conferência, o assessor referiu que o evento foi uma oportunidade para dar a conhecer a missão da instituição, que visa apoiar o desenvolvimento das comunicações em Angola, proporcionando serviços universais às populações em todo o território nacional.
João Leão também salientou que o serviço universal compreende os serviços mínimos para a sociedade da informação e do conhecimento, garantindo a inclusão digital e social das populações.
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento das Comunicações é responsável por gerir as contribuições das operadoras e prestadores de serviços no campo das tecnologias de informação e comunicação para o fundo do serviço universal. Sob a tutela do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, o FADCOM assegura o suporte financeiro para a prestação do serviço universal no contexto da Sociedade de Informação e do Conhecimento.